
ABIEC participa de missão internacional na Europa para fortalecer exportações de carne bovina
abril 30, 2025
Brasil interioriza promoção da carne bovina com projeto “The Beef and Road” na China
maio 7, 2025A força e a qualidade da carne brasileira voltam a ganhar destaque na Sial China 2025, maior feira de alimentos e bebidas da Ásia, realizada de 19 a 21 de maio no Shanghai New International Expo Center. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estarão no evento, à frente do estande do projeto Brazilian Beef, vitrine do produto nacional no mundo.
Com mais de 200 mil metros quadrados de área, a Sial China reúne mais de 4.500 expositores de mais de 70 países e atrai mais de 180 mil profissionais da indústria de alimentos e bebidas. Em meio a essa grande vitrine internacional, o espaço do Brazilian Beef se destaca como ponto de encontro tradicional para compradores, autoridades, formadores de opinião e parceiros comerciais da Ásia.
Com mais de mil metros quadrados, o estande do projeto receberá mais de 20 empresas associadas à Abiec, que representam a diversidade e a força da carne brasileira. Participam Astra, Barra Mansa, Beauvallet, Better Beef, Boi Brasil, Cooperfrigu, Estrela Alimentos, Frialto, Frigol, Frigon, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Masterboi, Minerva, Mercúrio, Naturafrig, Plena, Prisma Foods, Ramax, Rio Maria e RXM.
No espaço, o público poderá experimentar cortes selecionados da carne brasileira em pratos que misturam tradição e criatividade. Além do clássico churrasco com farofa, o estande oferecerá receitas da culinária chinesa preparadas com carne brasileira e a tradicional caipirinha, que reforça a identidade do Brasil por meio da gastronomia.
“A Sial China é uma oportunidade de mostrar ao mundo a qualidade, o sabor e a segurança da nossa carne, além de reforçar nosso compromisso com práticas responsáveis. É também um espaço valioso para estreitar relações, abrir novos mercados e reafirmar o protagonismo do Brasil na produção de proteína bovina”, destacou o presidente da Abiec, Roberto Perosa.
No primeiro trimestre deste ano, a China se manteve como principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, com 284,6 mil toneladas embarcadas, o equivalente a 42% do total exportado pelo Brasil.
Sobre a Abiec – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) reúne 45 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e Abiec, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
07.05.2025
Imprensa Abiec
Bruno Guzzo – Gerente de Comunicação