
Brazilian Beef desembarca na Sial China com a força da carne brasileira
maio 7, 2025
ABIEC e ABPA reforçam presença na Ásia com novo escritório
maio 8, 2025A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), em parceria com a ApexBrasil, lança uma nova etapa de promoção da carne bovina brasileira no mercado chinês com o projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes. A iniciativa marca o início de um movimento de interiorização das ações promocionais, com foco em cidades estratégicas fora dos grandes centros tradicionais como Pequim e Xangai. Nos dias 15 e 16 de maio, os primeiros eventos acontecem em Nanjing e Hangzhou, reunindo autoridades, compradores e representantes da cadeia de proteína animal.
Com uma população crescente e economias dinâmicas, as províncias do interior da China oferecem grandes oportunidades para a carne bovina brasileira. A ideia é aproximar ainda mais o Brasil dos consumidores locais, promovendo encontros diretos com atacadistas, redes de varejo e governos regionais. “É um projeto amplo de interiorização na Ásia que começamos pela China, mas que nos próximos anos vai alcançar outros países. A ideia é sair do diálogo exclusivo com traders e conversar localmente, com quem consome, vende e distribui a carne brasileira no dia a dia”, afirma o presidente da Abiec, Roberto Perosa.
Representando hoje 98% das exportações totais de carne bovina do Brasil, a Abiec levará à China uma comitiva de empresas associadas, que terão a oportunidade de participar de rodadas de negócios, workshops e jantares de relacionamento com compradores chineses. Além da presença institucional, a ação busca gerar negócios diretos e fortalecer o posicionamento da carne brasileira como um produto seguro, saboroso e confiável.
A programação inclui apresentações técnicas, eventos culturais e o tradicional Brazilian Beef Dinner, com participação de chefes renomados, autoridades locais e apresentações artísticas da China. Nesta missão, também será inaugurado o novo escritório comercial da Abiec no país, em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o que vai permitir um relacionamento mais próximo e constante com os parceiros locais.
Sobre a Abiec – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) reúne 45 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e Abiec, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
07.05.2025
Imprensa Abiec
Bruno Guzzo – Gerente de Comunicação