A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) manifesta sua solidariedade ao povo gaúcho e a todos aqueles que foram atingidos, direta ou indiretamente, pela tragédia que se abate sobre o estado do Rio Grande do Sul, devastado pelas fortes chuvas das últimas semanas.
Nesse estado, o setor que representamos, o da carne bovina, extrapola o papel de engrenagem da economia para ser parte indissociável da cultura e da alma de um povo batalhador e resiliente, que certamente encontrará a força necessária para vencer este desafio, com o apoio da sociedade, dos governos e da iniciativa privada.
Internamente, estamos mobilizando empresas e pessoas no auxílio às vítimas, fomentando a doação de recursos financeiros e materiais, de maneira escalonada, uma vez que acreditamos que os danos e perdas dessa catástrofe sem precedentes não se extinguirão com a estiagem. Isso vai requerer apoio contínuo e de longo prazo, para a reconstrução das áreas destruídas, o que demandará também a implementação de programas estratégicos para evitar a repetição da tragédia.
No momento, monitoramos os impactos às empresas associadas, mas concentramos o nosso pensamento nas famílias e pessoas atingidas pelas enchentes. Não temos, ainda, a dimensão dos eventuais impactos ao setor exportador de carnes, mas seguimos vigilantes e prontos a cooperar no momento de contingência e na busca de soluções duradouras para o problema.
Às famílias que perderam entes queridos, os nossos mais profundos votos de pesar e desejo de força, para suplantar essa terrível realidade.