Exportações de carne bovina do Brasil atingem 248 mil toneladas e US$ 1,07 bilhão em agosto

As exportações de carne bovina pelo Brasil chegaram a 248.061 toneladas no mês de agosto de 2024, com faturamento de US$ 1,072 bilhão. No histórico das exportações brasileiras, contudo, este foi o melhor resultado para agosto. Comparado ao mesmo mês, no ano passado, os embarques aumentaram 16,5% em volume e 13,7% em faturamento. No acumulado do ano, o Brasil já exportou 1,8 milhão de toneladas (+27,9% sobre o mesmo período de 2023), com faturamento de US$ 7,9 bilhões (+18,7%). Os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foram divulgados nesta quinta-feira (05).

Segundo a Abiec, o constante crescimento nas exportações reflete os esforços empreendidos pelo setor, juntamente com o Governo Federal, através da Agência Brasileira de Fomento às Exportações e Investimentos (ApexBrasil), para a abertura de novos mercados para a carne bovina brasileira, com o projeto Brazilian Beef.  Atualmente, o país já acessa mais de 150 mercados globais com o produto.

Janeiro a agosto de 2024

O Brasil exportou, em média, 226.700 toneladas mensais de carne bovina, o que corresponde a mais de 8 mil contêineres por mês, destinados a mais de 150 países. O faturamento, na média mensal, foi de quase US$ 1 bilhão. A China segue como o maior mercado, com embarques acumulados em 797 mil toneladas, o que representa um faturamento de US$ 3,5 bilhões.

Os Estados Unidos importaram quase 122 mil toneladas, sendo 97 mil toneladas de carne in natura e o restante de carne industrializada. No total, em faturamento, foram US$ 725 milhões. Os embarques para os Emirados Árabes, importante hub de distribuição da carne em países como Irã, 113,5 mil toneladas, com faturamento de US$ 517 milhões.

O quarto maior destino do produto brasileiro, em 2024, foi Hong Kong, com volume de quase 83 mil toneladas e faturamento de US$ 270,4 milhões.

Em agosto de 2024, as exportações brasileiras de carne bovina para a União Europeia apresentaram um crescimento significativo de 27,9% em valor FOB, atingindo US$ 57,6 milhões. O volume exportado também registrou aumento de 27,7%, com 7.960 toneladas embarcadas. Esses números refletem a crescente demanda europeia por carne bovina brasileira, com destaque para a categoria in natura, que domina as exportações. “A iminência da implementação das novas regras da EUDR, previstas para janeiro, também aqueceram a demanda dos importadores”, avalia o presidente da Abiec, Antonio Jorge Camardelli.

Filipinas, Rússia, Arábia Saudita, Argélia, México e Israel registraram significativo aumento das compras, entre janeiro e agosto de 2023 e 2024. As Filipinas tiveram um aumento de 50% no valor exportado e 61,9% em toneladas, passando de 35.974 toneladas em 2023 para 58.226 toneladas em 2024. A Rússia também apresentou um avanço significativo, com alta de 43,7% em valor e 49,9% em volume exportado, totalizando 56.765 toneladas em 2024. A Arábia Saudita teve um crescimento de 24,8% em valor e 21,9% em toneladas. Países como Argélia e México registraram aumentos percentuais impressionantes, tanto em valor quanto em toneladas, embora suas bases de comparação fossem baixas em 2023. Por fim, Israel também se destacou, com crescimento de 19,4% em valor e 22,9% em volume exportado, atingindo 24.626 toneladas em 2024.

“Uma prova do bem sucedido trabalho de promoção da carne bovina brasileira é o México, um dos mais recentes mercados abertos, onde desde então, as exportações crescem. No mês passado, estivemos lá em uma missão que incluiu um evento na embaixada do Brasil com as autoridades governamentais e diplomáticas mexicanas, mostrando o nosso modelo de produção, números e o potencial de incremento e consolidação desta parceria comercial”, exemplificou Camardelli.

Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

 Sobre o Brazilian Beef

Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

06.09.2024
Imprensa Abiec
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
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