Com estande Sipsa-Filaha & Agrofood 2024, Abiec foca no crescente mercado da Argélia

Considerado um importante mercado da carne bovina, a Argélia é um dos países proeminentes para a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Por essa razão, entre os dias 20 e 23 de maio, a entidade estará na Sipsa- Filaha & Agrofood 2024, feira que é realizada na capital, Argel, e é considerada uma plataforma relevante para agricultura, pecuária, aquicultura e indústria alimentícia na região.

A carne bovina brasileira terá lugar de destaque na mostra argelina, que existe há mais de 20 anos, e contará com cerca de 650 expositores, de 39 países, com o público, estimado em, aproximadamente, 35 mil visitantes, pode visitar o estande do Brazilian Beef. O espaço é uma realização da Abiec e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), no qual também estarão presentes as empresas Comesul, Iguatemi, Frigotil, Naturafrig, JBS e Minerva. A configuração da vitrine da carne brasileira na mostra favorece o networking e a realização de negócios.

Retomada

Segundo o presidente executivo da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, a Argélia é um país estratégico para a indústria nacional, porque a participação da carne brasileira naquele mercado, bem como nos outros países do Norte da África, vem sendo retomada, após uma diminuição resultante de impasses geopolíticos. “O governo argelino decidiu estimular a autonomia do país para a produção voltada ao mercado interno, e, com isso, as importações retraíram”, contextualiza Camardelli. Ainda segundo o presidente da Abiec, “A demanda voltou fortemente para produtos do setor de aves e bovinos. Atualmente, a Argélia tem sido uma ótima alternativa para diversificação comercial”, diz.

A Argélia é o maior país da África e o terceiro país árabe mais populoso, depois do Egito e do Sudão. Sua população é superior a 44 milhões de habitantes.  O país importa, principalmente, alimentos, máquinas e produtos químicos e exporta gás, petróleo e produtos petrolíferos.

Sobre a ABIEC

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 42 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

 20.05.2024
Imprensa Abiec
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019