Parceria ApexBrasil e Abiec promove a marca Brazilian Beef no mercado árabe
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) participou da Gulfood 2022, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio. O evento foi realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro no Dubai World Trade Centre e contou com a participação em peso das indústrias associadas. A ação foi realizada em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), parceira da Abiec no projeto Brazilian Beef, marca que divulga a carne bovina brasileira no mercado internacional.
A presença maciça das associadas da Abiec e a diminuição das restrições sanitárias da pandemia contribuíram para o aumento das movimentações comerciais, com US$ 19,3 milhões em novos negócios realizados durante o evento e a expectativa de US$ 205 milhões de novos negócios para os próximos 12 meses, segundo as empresas participantes. Para o presidente da Abiec, Antonio Jorge Camardelli, a Gulfood 2022 é uma ótima oportunidade para reforçar a segurança da carne brasileira para o mercado internacional. “A Gulfood se transformou em um evento cosmopolita, reunindo o que há de melhor em alimentos e bebidas, atraindo um público seleto. Em eventos como esse as empresas tem oportunidades de se conectar com diversos países, sendo que os emirados se transformaram em um hub de concentração de produtos da indústria, conseguindo atender a diversos países em única oportunidade”.
O estande do Brazilian Beef foi um dos mais movimentados do evento. Com uma área de 168 metros quadrados e um mezanino de 199,5 metros, a àrea destinada à promoção da carne bovina brasileira recebeu visitantes àvidos por informações sobre a produção nacional. No interior do estande, foram apresentados dados sobre a sustentabilidade da pecuária brasileira, dando aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da cadeia produtiva e os principais avanços tecnológicos do setor nos últimos anos. Além das informações, os visitantes puderam comprovar a qualidade e o sabor da carne bovina brasileira com a degustação do tradicional churrasco. Durante os cinco dias de feira foram servidos mais de 600kg de carne bovina.
Ao final da Gulfood, o balanço da organização apontou que passaram pelo Dubai World Trade Centre cerca de 120 mil visitantes/compradores, vindos de 121 países. Além do grande movimento de pessoas, o evento gerou aproximadamente US$ 7 bilhões em negociações para setores variados.
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 39 empresas do setor no país, responsáveis por 97% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 26,1% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. mercado mundial de carnes. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Contato:
Juliana Ribeiro
comunicacao@abiec.com.br
(11) 99309-1332