Brasil promoveu carne brasileira e ações de sustentabilidade durante os cinco dias de Anuga 2023

Novos negócios e oportunidades para a carne brasileira foram o destaque da participação da Associação Brasileiras das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) na edição de 2023 da Anuga. A feira, que aconteceu entre os dias 07 e 11 de outubro em Colônia, na Alemanha, reuniu as principais empresas do setor de alimentos do mundo. A ação brasileira aconteceu em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) por meio do projeto Brazilian Beef e contou com a presença de 19 empresas associadas – Agra, Astra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Estrela, Frigol, Frigon, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Marfrig, Masterboi, Mercúrio, Minerva, Naturafrig, Plena, Prima Foods e Rio Maria.

Durante cinco dias foram servidos 900 kg de carne e os visitantes puderam apreciar o famoso churrasco brasileiro com cortes como picanha, filé mignon, contrafilé e cupim.

Ao todo, foram movimentados cerca de USD 340 milhões em novos negócios durante a feira, além da expectativa de USD 2,8 bilhões em negócios para os próximos 12 meses.

Para o presidente da ABIEC, Antonio Jorge Camardelli, a participação brasileira na Anuga é importante não apenas pelo volume de negócios, “mas também pela oportunidade de reencontrar nossos parceiros para mostrar o que o Brasil tem feito para garantir a continuidade das nossas exportações de carne para Europa. Além disso, durante os 5 dias, a feira registrou mais de 140 mil visitantes de 200 países e mais de 7.900 expositores de 118 países, e temos orgulho em fazer parte de mais essa edição”.

Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 39 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 28,5% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 94% no valor de suas exportações.

Sobre o Brazilian Beef

Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%. Para maiores informações sobre o projeto e como participar entre em contato pelo telefone (11) 3531-7888.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.