Brasil promove carne brasileira no mercado árabe

Bom ritmo de negócios e ampliação de relacionamentos marcaram a participação da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) na Gulfood, uma das principais feiras de alimento do mundo, finalizada no último dia 20 de fevereiro, em Dubai. A ação brasileira aconteceu em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do projeto Brazilian Beef e contou com a presença de 17 empresas associadas – Agra, Agroindustrial Iguatemi, Astra, Cooperfrigu, Frigol, Frigon, Frigosul, Frigotil, JBS, Marfrig, Masterboi, Mataboi, Mercurio Alimentos, Minerva, Plena Alimentos, Supremo e Zanchetta.

Durante os cinco dias de feira, os visitantes puderam participar da já tradicional degustação da carne brasileira, além de conhecer um pouco mais sobre o modelo produtivo da pecuária nacional. Com a participação, são projetados US$ 200 milhões em negócios gerados para os próximos 12 meses. “Mais do que os números, a participação brasileira foi importante para nos aproximarmos ainda mais de um mercado importante e que tem potencial de crescimento”, analisa a direto-executiva da Abiec, Liège Vergili Nogueira.

Em 2019 as exportações brasileiras para os países árabes somaram pouco mais de 511 mil toneladas, um incremento de 5,7% em relação a 2018. Já em faturamento, as vendas alcançaram US$ 1,7 bilhão. Os resultados que representaram cerca de 22,5% do faturamento e 27,7% do volume total das exportações brasileiras de carne bovina.

   

 

 

Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 32 empresas do setor no país, responsáveis por 92% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 20,8% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135%no valor de suas exportações.

 

Sobre o Brazilian Beef

Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre Apex-Brasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

 

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.