Brasil crava novo recorde em exportações de carne bovina em outubro.

Os embarques de carne bovina brasileira para o exterior registraram novo recorde em outubro, chegando a 301.166 toneladas, com faturamento de US$ 1,36 bilhão. No acumulado dos primeiros dez meses de 2024, o aumento foi de 29,9% no volume exportado, chegando a 2,4 milhões de toneladas, enquanto o faturamento cresceu 22,8%, atingindo US$ 10,5 bilhões. De acordo com a análise da Associação Brasileira dos Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) sobre os números divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), nesta quarta-feira (06), somente nos primeiros dez meses de 2024, as exportações de carne bovina no Brasil já praticamente se igualaram ao resultado de todo o ano de 2023, quando o país exportou 2,29 milhões de toneladas, movimentando US$ 10,5 bilhões. A tendência para o fechamento deste ano, segundo a Abiec, é de manutenção dos recordes até dezembro.

“Para se dar uma dimensão do tamanho e da eficiência das exportações brasileiras de carne bovina, basta dizer que, em outubro, foram mais de 400 contêiners embarcados, por dia, no Brasil”, ilustra o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, que afirma ainda que, no mesmo mês, os preços médios da carne bovina exportada tiveram uma recuperação de 5%, puxados pelo aumento de 7,4% no preço médio da carne in natura.

A China, o maior mercado para o Brasil, importou quase 159.595 toneladas. “Isso confirma, mais uma vez, a parceria entre os dois países. Hoje, a China tem 54,4% de participação no montante exportado pelo Brasil em carne bovina, e isso é o resultado de um trabalho diuturno de conquista e manutenção deste mercado, para o qual contamos com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil”, argumenta Camardelli, que esta semana está na China, participando, com a Abiec e a ApexBrasil, da China International Import Expo (CIIE), em Xangai. A mostra é uma iniciativa do governo chinês, através do Ministério do Comércio da China, em parceria com o governo municipal de Xangai e conta, também, com o apoio de diversas organizações internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

“Um dos eventos na agenda essa semana é o lançamento, na quinta-feira (07), do o projeto The Beef and Road: bridging the Brazil–China Beef Routes, uma iniciativa da Abiec com a ApexBrasil, para abertura de novas rotas no país, fora dos eixos Pequim e Xangai”, explica. O presidente da Abiec ressalta, como fatores que sustentam o crescimento das exportações, a segurança, a sanidade da carne bovina brasileira e os esforços do setor em rastreabilidade e para a transição para um modelo mais sustentável de produção.

Ainda de acordo com os dados do (MDIC), os Estados Unidos seguem como o segundo maior comprador da carne bovina do Brasil, com volumes de 27.940 toneladas e faturamento de US$159,3 milhões, no último mês. Isso representa uma alta de 10,4% no volume e de 12% no faturamento, frente a setembro passado. Já as Filipinas foram o terceiro maior destino da carne bovina brasileira no mês passado, com 11.369 toneladas exportadas e faturamento de US$ 42,7 milhões.

Considerando as categorias de produtos de carne bovina, foram exportadas 270.332 toneladas de carne in natura (representando quase 90% do total), 16.022 toneladas de miúdos, 8.547 toneladas de carne industrializada, 2.926 toneladas de tripas, 2.824 toneladas de gordura e 515 toneladas de carnes bovinas salgadas.

Acumulado de janeiro a outubro

Em 2024, os dez maiores compradores da carne bovina do Brasil representaram, em volume, cerca de 80% de tudo o que o Brasil exportou. Aqui também se destacam mercados como a China, com volumes de mais de 1 milhão de toneladas e faturamento de US$ 4,8 bilhões, entre janeiro e outubro, registrando 12,7% no volume embarcado e 3% de aumento no faturamento frente o mesmo período de 2023.

Os Estados Unidos registraram um aumento significativo nos embarques este ano, de 69%, chegando a 175.193 toneladas, com faturamento de US$ 1,02 bilhão (aumento de 58,7% frente o mesmo período do ano passado). Emirados Árabes, com embarques de quase 125 mil toneladas, Hong Kong com compras próximas a 100 mil toneladas, Chile (86.587 toneladas), Filipinas (80.472 toneladas) e Egito (78.080 toneladas), também mereceram destaque.

Perspectivas

Para Camardelli, as perspectivas para as exportações nos dois últimos meses de 2024 vão depender do contrabalanço entre a demanda do mercado interno, com a proximidade do final de ano, e a possibilidade de as indústrias negociarem o que o mercado externo tem demandado. “Mas, de qualquer maneira, 2024 tende a fechar seus resultados com exportações recordes para a carne bovina tanto em volume, quanto em faturamento”, finalizou.

 Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

 Sobre o Brazilian Beef

Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

06.07.2024
Imprensa Abiec
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 9 8881-8064