De 05 a 10 de novembro, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) participa da China International Import Expo (CIIE), em Xangai, na China. A mostra é uma iniciativa do governo chinês, através do Ministério do Comércio da China, em parceria com o governo municipal de Xangai e conta, também, com o apoio de diversas organizações internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A Abiec integrará o estande de Alimentos e Bebidas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), junto com as empresas Cooperfrigu, Prima Foods, Barra Mansa, Frigoestrela, Iguatemi, Frigosul, Naturafrig, Masterboi, Frigol, Frisa, Better Beef. A participação no evento é uma das ações estratégicas de divulgação da carne bovina brasileira no mundo, pelo projeto Brazilian Beef, iniciativa da Abiec e com a ApexBrasil.
A CIIE funciona como uma plataforma para que empresas de todo o mundo, que suprem ou almejam exportar para o mercado chinês, apresentem seus produtos, tecnologias e serviços. Representantes de mais de 150 países e regiões estarão presentes. “Todos os eventos que focam nas relações comerciais com a China são estratégicos para a Abiec, já que o país é o principal destino da carne bovina brasileira, e hoje responde por 54,4% de todo o volume exportado pelo Brasil. A exposição é uma oportunidade para as empresas estrangeiras se conectarem com o mercado chinês, mostrarem suas inovações e fortalecerem parcerias comerciais em um ambiente dinâmico e competitivo”, explica o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.
Novas rotas
Embora já seja o maior mercado para a carne bovina do Brasil, a Abiec considera que ainda há uma grande margem para expansão, sobretudo fora dos eixos de Pequim – capital política – e Xangai, centro financeiro. Por isso, junto com a ApexBrasil, no escopo do projeto Brazilian Beef, a Abiec vai lançar o projeto The Beef and Road: bridging the Brazil–China Beef Routes. O lançamento será no dia 07 de novembro, no Cordis Hotel Xangai, às 20h, horário local.
“O foco deste projeto é abrir novas rotas para a carne bovina brasileira. Com a expansão para o interior, o Brasil busca consolidar-se como um fornecedor confiável e de qualidade em todo o território chinês, aproveitando o crescente ‘apetite’ por carne bovina e a diversificação dos canais de distribuição nas regiões mais afastadas dos grandes centros”, argumenta Camardelli.
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
05.11.2024
Imprensa Abiec
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019
Simone Seara – Jornalista Assistente
(71) 99197-9756