Nos quatro dias do evento, o estande de 1 mil metros quadrados do projeto Brazilian Beef serviu uma tonelada do produto e atraiu visitantes
A carne bovina brasileira foi um dos grandes destaques da Sial Paris 2024, encerrada em 23 de outubro, na França. Em sua 60ª edição, o evento reuniu mais de 285.000 profissionais do setor alimentício, 8.000 compradores e 7.500 expositores de 130 países, consolidando-se como uma das maiores feiras de alimentos da Europa. Com uma imponente presença de cerca de 1 mil metros quadrados, o projeto Brazilian Beef, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) em parceria com a ApexBrasil, exibiu a qualidade e diversidade da carne nacional em 17 estandes, reforçando o Brasil como protagonista no mercado global de proteínas.
“Participar deste evento foi uma ótima oportunidade para reforçar a qualidade e o valor agregado da carne bovina brasileira no mercado global”, destacou o presidente executivo da Abiec, Antônio Jorge Camardelli. “Esta feira é reconhecida mundialmente pelo seu papel em conectar os principais players da indústria alimentícia, e ver o produto brasileiro se destacando em meio a tantas culturas e produtos nos mostra o quão competitivo e valorizado é o nosso trabalho. Com o apoio da ApexBrasil, conseguimos apresentar ao mundo a força do Brazilian Beef, uma vitrine que reflete o compromisso com a sustentabilidade, a segurança alimentar e a excelência que o Brasil tem a oferecer”, reforça.
As exportações brasileiras de carne bovina atingiram 2,1 milhões de toneladas, com um faturamento de US$ 9,16 bilhões, entre janeiro e setembro de 2024. No entanto, o mercado europeu ainda não figura entre os principais destinos dessa produção. Com a Sial Paris, um dos principais objetivos da Abiec foi dialogar com os importadores europeus sobre a legislação antidesmatamento da União Europeia, o EUDR. Embora a lei estivesse prevista para entrar em vigor no final do ano, uma proposta de adiamento feita pela Comissão Europeia será votada pelo Parlamento em novembro. A associação desenvolve uma proposta conjunta com os importadores, utilizando sistemas de rastreabilidade e monitoramento socioambiental brasileiros para atender plenamente à legislação europeia. O intuito é entender as demandas e dúvidas ainda existentes para implementar as adaptações necessárias ao longo do próximo ano.
Brazilian Beef
“Participamos da Sial Paris há mais de dez edições, com o projeto Brazilian Beef, que existe há mais de 20 anos, em parceria com a ApexBrasil. Nosso objetivo é promover a carne brasileira no mundo e posso dizer que esta edição foi um sucesso absoluto, muitos negócios foram feitos”, comemora a diretora de Relações Internacionais da Abiec, Lhais Sparvoli.
Durante os quatro dias do evento, foi servida cerca de uma tonelada de carne bovina brasileira para os visitantes, que puderam degustar um legítimo churrasco brasileiro. “Não esperávamos que a feira fosse ser tão movimentada. Nosso estande ficou o tempo todo repleto de visitantes, principalmente, na hora do almoço, quando servimos o churrasco. Tivemos fila para degustação!”, conta Lhais. “Além disso, a Sial Paris também foi a oportunidade de lançamento da nova identidade do projeto Brazilian Beef, que passou por um rebranding estratégico, fortalecendo ainda mais a presença do Brasil no mercado mundial”, conclui.
Participaram do estande empresas como, a Agra, Astra, Boibras, Frigon, Frisa, Naturafrig, Plena, BoiBrasil, Zanchetta, Frigol, Estrela, Iguatemi, Masterboi, Cooperfrigu, Mercurio, Prima, JBS, Better Beef, Minerva, Barra Mansa e Rio Maria.
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
25.10.2024
Imprensa Abiec
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019
Simone Seara – Jornalista Assistente
(71) 99197-9756