
ABIEC reforça presença do Brazilian Beef na Indonésia e na Malásia em missão pela Ásia
outubro 27, 2025Evento em Zhengzhou dá sequência ao projeto The Beef and Road e consolida a interiorização das ações promocionais da carne bovina brasileira na China
Em mais um passo estratégico para consolidar a presença da carne bovina brasileira no maior mercado importador do mundo, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizam, neste domingo (2/11), a terceira edição do projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil–China Beef Routes, na cidade de Zhengzhou, capital da província de Henan.
A iniciativa dá continuidade às ações de promoção do setor, com foco na interiorização das atividades comerciais e na aproximação de empresas brasileiras com novos polos de consumo e distribuição fora dos grandes centros, como Pequim e Xangai.
Cooperação e presença empresarial
Para esta edição, a ABIEC firmou um acordo de cooperação com a Henan Dingshenghe International Trade Co., Ltd. (DSH), representada por Kelvin H.J., apoiador da organização local do evento.
O evento conta ainda com o apoio do governo da província de Henan e deve reunir cerca de 100 empresários chineses e 40 brasileiros, todos associados da ABIEC, além de autoridades locais, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A programação inclui rodadas de negócios, apresentações culturais e o tradicional Brazilian Beef Dinner, com cortes premium preparados por chef estrelado Michelin e harmonizados com vinhos brasileiros.
O jantar do evento será preparado pelo renomado chef Yingzhong Shi, do restaurante Lanxuan, reconhecido por integrar de forma inovadora os sabores tradicionais da culinária de Henan em suas criações. Sob sua liderança, o Lanxuan conquistou prêmios de destaque, incluindo o Black Pearl Two Diamonds (2018–2021), One Diamond (2022–presente) e uma Estrela Michelin em 2025, consolidando-se como uma das principais referências gastronômicas da região.
“Os chineses estão conhecendo com mais detalhes o sabor da carne bovina brasileira. Estamos promovendo o encontro direto entre quem compra e quem vende. E mais: as pessoas não precisam percorrer cidade por cidade. Esse trabalho da ABIEC, em parceria com a Apex, evita tudo isso, reúne compradores e vendedores no mesmo espaço, e os negócios acontecem. Por isso, estou muito contente por estarmos ajudando quem trabalha e produz no Brasil a vender a carne na China”, afirmou o presidente da ABIEC, Roberto Perosa.
Participam desta edição do The Beef and Road 27 empresas associadas à ABIEC, entre elas 3R Frigorífico Júnior, Astrafoods, Barra Mansa, Beauvallet, Best Beef, Better Beef, Boi Bras, Cooperfrigu, Frialto, Frigoestrela, Frigon, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Marfrig, Masterboi, Mercúrio, Minerva, Naturafrig, Plena, Prima Foods, Ramax, Rio Maria, RXM, Sudambeef e Supremo. A ampla participação demonstra a representatividade do setor e o interesse contínuo das indústrias brasileiras em fortalecer laços comerciais e abrir novas frentes de negócio no mercado chinês.
Zhengzhou: novo polo estratégico
Com uma população superior a 12 milhões de habitantes, Zhengzhou é um dos principais centros logísticos e de consumo da China, conectando o comércio entre o leste e o interior do país. A cidade reafirma-se como ponto estratégico na consolidação do Brazilian Beef no mercado asiático.
Outras edições do projeto The Beef and Road foram realizadas em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, e em Nanjing, fortalecendo a estratégia de expansão regional e a diversificação dos canais de distribuição.
A agenda da ABIEC em Zhengzhou também inclui participação na China–LAC Business Summit, fórum que reúne representantes de governos e empresários da América Latina e do Caribe com autoridades e investidores chineses
Comércio bilateral e liderança brasileira
O Brasil é o maior fornecedor mundial de carne bovina à China, responsável por cerca de 50% de todas as importações do país asiático. Atualmente, 67 plantas frigoríficas (SIFs) e 31 empresas associadas à ABIEC estão habilitadas a exportar para o mercado chinês.
Entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil exportou 1,15 milhão de toneladas de carne bovina para a China, com faturamento de US$ 6,06 bilhões, altas de 38,7% em volume e 75,8% em valor em relação ao mesmo período de 2024.
A China responde, neste ano, por 48,8% da receita total das exportações brasileiras de carne bovina e 47,3% do volume embarcado, consolidando-se, pelo quinto ano consecutivo, como principal e mais relevante destino do produto brasileiro — muito à frente dos Estados Unidos (10,4%) e do México (4,1%).
Com o avanço do projeto The Beef and Road, a expectativa é ampliar o alcance geográfico e comercial, consolidando a imagem da carne brasileira como segura, saborosa e sustentável, e reforçando o posicionamento do Brasil como parceiro confiável para a segurança alimentar global.
Próxima parada: CIIE 2025
Logo após o evento em Zhengzhou, a ABIEC participará, entre 5 e 10 de novembro, da China International Import Expo (CIIE) 2025, em Xangai, uma das maiores feiras de importação do mundo.
A participação ocorre em parceria com a ApexBrasil, o MAPA, a Embaixada do Brasil em Pequim e o Consulado-Geral do Brasil em Xangai.
A ABIEC levará 20 empresas associadas, que se somam a outras 17 empresas brasileiras do setor de Alimentos e Bebidas, com expectativa de gerar mais de US$ 280 milhões em negócios.
Os expositores da ABIEC estarão no Pavilhão das Empresas, que contará também com o tradicional churrasco brasileiro assinado pelo Barbacoa, uma das atrações mais procuradas pelos visitantes da feira.
Organizada pelo governo chinês, por meio do Ministério do Comércio (MOFCOM), a CIIE é reconhecida como a primeira feira nacional de importação do mundo, reunindo mais de 3.500 expositores e centenas de milhares de visitantes. Desde sua criação, em 2018, o evento já recebeu mais de 3.400 empresas de 128 países e cerca de 800 mil visitantes.
Sobre a Abiec
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) reúne 47 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 11 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e Abiec, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.


