
Outubro registra o maior volume da série histórica nas exportações de carne bovina brasileira
novembro 7, 2025A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) participará ativamente da COP30, que será realizada entre os dias 10 e 19 de novembro de 2025, em Belém (PA), com uma programação ampla voltada à sustentabilidade da pecuária, à inovação tecnológica e à transição para sistemas produtivos de baixo carbono.
A entidade marcará presença nas principais áreas oficiais da Conferência, com eventos na Blue Zone, Green Zone, Casa Amazônia e Agrizone, esta última onde a ABIEC contará com estande próprio para recepção de autoridades, parceiros institucionais e representantes da imprensa. Durante todos os dias da COP, a diretoria de Sustentabilidade da ABIEC estará presente com o diretor Fernando Sampaio, a especialista de Sustentabilidade Simone Gonçalves e a coordenadora de Rastreabilidade Danielle Schneider, além da participação de diversos associados da ABIEC e do presidente Roberto Perosa, que acompanhará parte das agendas em Belém.
A programação da ABIEC na COP30 inclui painéis e mesas redondas sobre temas centrais para o futuro da pecuária brasileira, como rastreabilidade, descarbonização, instrumentos financeiros verdes e o papel da carne bovina sustentável na segurança alimentar global.
“O protagonismo do Brasil na agenda agroambiental se reflete na presença da ABIEC na COP30. Estamos mostrando que é possível produzir mais, com menos impacto, e de forma cada vez mais transparente. Nosso papel é levar essa mensagem ao mundo com base em dados e ações concretas”, afirma Roberto Perosa, presidente da ABIEC.
Um dos principais momentos da participação da entidade será o evento “O Futuro da Carne Sustentável”, no dia 12 de novembro, na Arena da Agrizone. Na ocasião, será lançado o estudo “Trajetórias da Descarbonização para a Pecuária Bovina 2025–2050” elaborado a pedido do setor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do Centro de Estudos do Agronegócio. O estudo apresenta cenários e caminhos possíveis para reduzir as emissões líquidas do setor, alinhando a cadeia da carne bovina brasileira às metas globais de clima e sustentabilidade.
Outro destaque será o Dia da Pecuária, no pavilhão AgroBrasil, na Agrizone no dia 17 de novembro. Nesse dia, Abiec, Abcz, Senar, Acrimat, a Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável e outros representantes da cadeia debaterão temas ligados à sustentabilidade do setor.
A programação da ABIEC ainda contará com a participação em painéis e debates em parceria com empresas Associadas, a Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável, a Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura, Instituto Clima e Sociedade e Clean Air Task Force.
Confira a programação nas redes sociais da Abiec.
Lançamento do Beef Report Sustentabilidade – Especial COP30
Durante a Conferência, a ABIEC também lançará o Beef Report Sustentabilidade – Especial COP30, publicação que reúne dados, indicadores e análises sobre o compromisso da cadeia produtiva da carne bovina com o desenvolvimento sustentável, a eficiência produtiva e a conservação ambiental.
O relatório mostra que o Brasil aumentou sua produtividade em 183% nos últimos 30 anos, ao mesmo tempo em que reduziu em 18% a área de pastagens, resultado direto da adoção de tecnologias como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e recuperação de pastagens degradadas. Tais práticas permitem reduzir até 55,4% das emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, segundo projeções baseadas em estudos da ABIEC e da Embrapa.
O documento também aponta que 96% da produção na Amazônia já está em conformidade socioambiental, com auditoria conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF), reforçando o compromisso das indústrias associadas com a rastreabilidade, a transparência e o cumprimento das legislações ambientais e trabalhistas.
“Este é um momento de mostrar, com base em números e evidências, que a pecuária brasileira é parte essencial das soluções para o clima. O Beef Report Sustentabilidade – Especial COP30 reforça o papel do Brasil como referência global em produção sustentável de carne bovina, conectando produtividade, conservação ambiental e desenvolvimento de baixo carbono”, destaca Fernando Sampaio, diretor de Sustentabilidade da ABIEC.


