
Beef Report 2025 chega à sua 10ª edição e ganha versões inéditas em espanhol e mandarim
setembro 10, 2025A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) participa na próxima semana da Anuga 2025, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, realizada de 4 a 8 de outubro no centro de exposições Koelnmesse, em Colônia, na Alemanha. A ABIEC estará presente em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), à frente do estande do projeto Brazilian Beef, vitrine da carne bovina nacional no mercado mundial.
O evento, de caráter bianual, reúne empresas, especialistas e formadores de opinião para apresentar tendências, inovações e tecnologias que estão moldando o futuro do setor. Em sua última edição, em 2023, a Anuga contou com 7,9 mil expositores de 118 países e recebeu mais de 140 mil visitantes de 200 nações, movimentando negócios estimados em US$ 530 milhões.
A ABIEC marcará presença com um estande de mais de 830 metros quadrados (Hall 6.1 – E070A), onde promove o tradicional churrasco brasileiro. Serão servidos cerca de uma tonelada de carne bovina em cortes premium, como picanha, filé mignon e bife ancho, para degustação de importadores, compradores e demais visitantes.
Este ano, o espaço contará com a participação de 28 empresas associadas, quase dez a mais do que a edição anterior, reforçando a representatividade da carne bovina brasileira no mercado internacional. Estarão presentes: Astra, Barra Mansa Alimentos, Best Beef, Better Beef, Boi Bras, Boi Brasil, Comesul, Cooperfrigu, Estrela Alimentos, Frialto, Frigol, Frigon, Frigosul, Frisa, Iguatemi, LKJ Frigorífico, Masterboi, Mercúrio Alimentos, Minerva Foods, Naturafrig, Plena, Prima Foods, Ramax, Rio Maria, RXM, Sudambeef, Supremo e Zanchetta.
A abertura oficial do estande do Brazilian Beef ocorrerá no dia 4 de outubro, por volta das 13h, com a presença de autoridades locais, representantes do governo brasileiro e lideranças empresariais. A missão contará também com a participação do Presidente da Abiec, Roberto Perosa.
Na edição anterior, a participação da ABIEC resultou em cerca de US$ 340 milhões em negócios imediatos e expectativa de US$ 2,8 bilhões nos 12 meses seguintes.
Europa como mercado estratégico
A União Europeia é um dos destinos mais tradicionais e exigentes da carne bovina brasileira. Em 2024, o bloco esteve entre os quatro maiores mercados da carne bovina do Brasil, atrás de China, Estados Unidos e Emirados Árabes, com a importação de aproximadamente 82,3 mil toneladas, que geraram receita de US$ 602 milhões. Entre janeiro e agosto de 2025, as exportações para a União Europeia somaram 69 mil toneladas, com vendas de US$ 551 milhões.
“O mercado europeu é estratégico para o Brasil, não apenas pelo volume, mas também pelo perfil de consumo, que valoriza cortes nobres e exige altos padrões de qualidade e sustentabilidade. A Anuga será uma oportunidade de mostrar a evolução da pecuária brasileira e reafirmar o compromisso do setor com a oferta de um produto seguro, sustentável e de excelência”, destaca Roberto Perosa, presidente da ABIEC.
Sobre a Abiec
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) reúne 47 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 11 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e Abiec, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.