Abiec lança Grupo de Trabalho para Sustentabilidade na Indústria da Carne entre Brasil e China

Pequim, 10 de outubro de 2024 – A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) anunciou hoje, no Fórum Mundial de Inovação Agroalimentar de 2024 (WAFI), a criação do Grupo de Trabalho em Sustentabilidade na Indústria da Carne Brasil-China. A iniciativa, em parceria com a China Meat Association, o Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) e o World Resources Institute (WRI), visa a fomentar práticas sustentáveis no comércio de carne bovina entre os dois países. A sustentabilidade é um dos pilares do projeto Brazilian Beef, iniciativa que é fruto da parceria entre a Abiec e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A formalização do grupo ocorreu durante o evento “Cooperação Comercial Agrícola China-Brasil e Desenvolvimento Verde”, que celebrou o 50º aniversário das relações diplomáticas entre as duas nações. O diretor de Sustentabilidade da Abiec, Fernando Sampaio, destacou que essa aliança é um marco importante para fortalecer o diálogo entre exportadores e importadores sobre critérios de sustentabilidade e garantir que a carne bovina brasileira continue a ser produzida de forma eficiente e com menor impacto ambiental.

Parceria estratégica

China e Brasil, os dois maiores players do agronegócio mundial, têm uma sólida base de cooperação. A China é o maior mercado consumidor de produtos agrícolas, enquanto o Brasil é seu principal fornecedor. Essa relação se fortalece à medida que cresce a demanda chinesa por carne bovina, que impulsiona a eficiência na produção brasileira, ao mesmo tempo em que o país busca reduzir impactos ambientais.

“O Brasil tem uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo, e a indústria exportadora de carne bovina já implementou protocolos de monitoramento que garantem a conformidade com essas normas”, afirmou Sampaio. “Nosso desafio agora é garantir o reconhecimento internacional desses esforços e expandir a cooperação em sustentabilidade com a China”. Complementa Sampaio.

Sustentabilidade em foco

O Grupo de Trabalho recém-lançado terá como missão central facilitar o intercâmbio entre Brasil e China sobre as melhores práticas de sustentabilidade na cadeia de carne bovina. A iniciativa visa a assegurar que a produção respeite rigorosos critérios ambientais, promovendo transparência e cooperação entre os países.

A Abiec integra uma missão brasileira à China, com apoio da ApexBrasil e liderada pelo assessor especial do Ministro da Agricultura, Carlos Augustin. A delegação inclui visitas a instituições de pesquisa agrícola e encontros para captação de recursos destinados a investimentos sustentáveis no Brasil.

“Com essa iniciativa, Brasil e China reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento de uma agropecuária verde, eficiente e preparada para os desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade”, finaliza.

Sobre a Abiec – www.abiec.com.br

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

 Sobre o Brazilian Beef

Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

10.10.2024

Imprensa Abiec
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064

Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019

Simone Seara – Jornalista Assistente
(71) 99197-9756