Em um dos eventos mais importantes do setor de alimentos no mundo, que tem como tema central desse ano o “Crescimento Sustentável”, empresas levam dados e informações sobre a pecuária brasileira por meio do projeto Brazilian Beef
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participam da Anuga 2023. É um dos principais eventos do setor de alimentos no mundo que reúne profissionais, empresas e especialistas de todo o mundo que buscam impulsionar o setor com foco em inovação, tecnologias, novos produtos e tendências. A feira, realizada de 07 a 11 de outubro, ocorre na cidade de Colônia, Alemanha.
Durante o evento, em seu estande de mais de 830 metros quadrados, a ABIEC irá promover o tradicional churrasco brasileiro, com previsão para servir cerca de 900 quilos de carne bovina brasileira, em cortes como picanha, filé mignon, contrafilé e cupim, para degustação. O estande contará com a presença de 19 empresas associadas – Agra, Astra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Estrela, Frigol, Frigon, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Marfrig, Masterboi, Mercúrio, Minerva, Naturafrig, Plena, Prima Foods e Rio Maria.
A União Europeia é um mercado de grande importância para o Brasil e em 2022 as exportações somaram cerca de 85 mil toneladas, com receita de US$661 milhões. De janeiro a agosto deste ano, já foram embarcadas 51,8 mil toneladas de carne bovina, com faturamento de US$ 374 milhões. “A Europa é um parceiro de longa data nas exportações de carne bovina do Brasil, comprador dos cortes mais valorizados, com exigências específicas. Aproveitaremos a oportunidade da Anuga para reencontrar nossos parceiros e mostrar o que o Brasil tem realizado para garantir a continuidade das nossas exportações para lá”, afirma o presidente da ABIEC, Antônio Jorge Camardelli.
No estande, os visitantes poderão conhecer mais sobre a qualidade e segurança que fazem a carne bovina brasileira ser apreciada por consumidores em mais de 150 países.
Sustentabilidade
O Brasil é o segundo maior produtor, e o maior exportador de carne bovina do mundo. Esta posição é fruto de uma série de condições Um espírito empreendedor, pesquisa, tecnologia, inovação e um ambiente propício nos fizeram chegar lá.
Hoje, diante de uma demanda global crescente por alimentos, e do desafio que nos impõem as mudanças climáticas e a pressão sobre a biodiversidade, é fundamental uma reflexão sobre a posição do Brasil e do setor neste contexto.
Para falar sobre como o setor da carne brasileira vê o futuro de sua atividade em relação a sustentabilidade, e como a normativa europeia anti-desmatamento conecta-se com este tema, convidamos Associações de importadores europeus para uma reunião durante a feira.
Na reunião, o diretor de sustentabilidade da ABIEC, Fernando Sampaio, irá apresentar, entre outras informações, os principais elementos que irão permitir que o setor atenda à devida diligência exigida pela legislação europeia. Exemplos como o monitoramento socioambiental já realizado pelas empresas, o Sistema de Rastreabilidade de Bovinos do Brasil, entre outros pontos serão apresentados. A reunião acontecerá no dia 9 de outubro, as 18:00, no salão Barcarole, dentro do pavilhão da Anuga.
SERVIÇO
Hall 6.1 | Stand D074
07 a 11 de outubro de 2023
Koelnmesse
Colônia (Alemanha)
10h às 18h
www.anuga.com
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 39 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 28,5% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 94% no valor de suas exportações.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.