
Com alta de 15% no ano, Brasil exporta cerca de 300 mil toneladas de carne bovina em agosto
setembro 9, 2025A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) lançou a 10ª edição do Beef Report, o relatório mais completo sobre a pecuária de corte brasileira. Pela primeira vez na história, o material está disponível também em espanhol e mandarim, além das tradicionais versões em português e inglês. O ineditismo reforça o compromisso da entidade em levar informação, transparência e competitividade da carne bovina brasileira para o mundo e para os países onde o Brasil amplia sua presença.
Fruto de uma parceria consolidada com a Athenagro Consultoria, liderada pelo especialista Mauricio Nogueira, o Beef Report é referência no acompanhamento da produção, do mercado e da sustentabilidade do setor. A publicação também faz parte da estratégia conjunta da ABIEC e da ApexBrasil de promoção internacional da carne bovina brasileira.
O lançamento foi marcado por uma coletiva de imprensa realizada em Brasília, conduzida pelo presidente da ABIEC, Roberto Perosa. Jornalistas de diversos veículos tiveram acesso às principais análises do relatório, que consolida dados de toda a cadeia produtiva da carne bovina.
Entre os destaques desta edição, o relatório aponta produção recorde em 2024, com 45,94 milhões de cabeças abatidas, equivalentes a 11,81 milhões de toneladas de carcaça. O rebanho brasileiro foi estimado em 193,9 milhões de cabeças distribuídas em 160,5 milhões de hectares de pastagens. A pecuária movimentou R$ 987 bilhões no ano, gerando 8,9 milhões de empregos diretos, indiretos e pelo efeito renda.
O documento também mostra que a produtividade tem sido decisiva para reduzir a pressão por abertura de novas áreas. Graças ao chamado “efeito poupa terra”, o Brasil deixou de ocupar 301,4 milhões de hectares em 2024, resultado de ganhos de 185,7% em produtividade desde 1990. Outro ponto relevante foi o recorde de animais confinados, que chegou a 8,84 milhões, além das projeções de exportações que podem alcançar 5,5 milhões de toneladas até 2034.
“O Beef Report se consolidou como a principal ferramenta de informação sobre a pecuária de corte brasileira, contribuindo para dar transparência ao setor e fortalecer nossa imagem no mundo. Nesta edição histórica, com versões inéditas em espanhol e mandarim, mostramos que a ABIEC está preparada para dialogar cada vez mais com os mercados internacionais e para reafirmar a importância do Brasil como líder global em carne bovina”, afirmou o presidente da ABIEC, Roberto Perosa.
Acesse as versões: