Se depender das marcas alcançadas em janeiro nas exportações brasileiras de carne bovina, 2025 já começa com perspectivas positivas. De acordo com a Análise da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) sobre os dados publicados na última sexta-feira (07) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o setor registrou o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica. Foram exportadas, para 114 países, 209.192 toneladas de carne bovina, com faturamento de US$ 1,002 bilhão, mantendo a tendência de alta que marcou todo o ano de 2024.
Em relação a janeiro do ano passado, o incremento foi de aproximadamente 2% no volume e 11,4% no faturamento, impulsionado por um preço médio 9,4% superior ao observado no mesmo período de 2024. Essa valorização ocorreu em praticamente todos os principais mercados de destino, alcançando a melhor média desde junho de 2023.
Os embarques para a China, principal destino da carne bovina brasileira, apresentaram uma leve redução na comparação com o mês anterior e com janeiro de 2024, totalizando 92.797 toneladas e gerando receita de US$ 452 milhões. Já os Estados Unidos, segundo maior comprador do produto, importaram 18.974 toneladas, com faturamento de US$ 106,6 milhões, o que representa uma queda de aproximadamente 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, a União Europeia aumentou suas compras em 82,6% na comparação com dezembro, atingindo 9.270 toneladas e movimentando US$ 69,7 milhões.
Outro destaque do mês foi a Argélia, que registrou um crescimento expressivo de 204% no volume importado, totalizando 8.059 toneladas e um faturamento de US$ 42,9 milhões. Para o presidente da Abiec, Roberto Perosa, os esforços do setor privado e do governo na negociação do shelf-life dos produtos brasileiros foram determinantes para abrir novas oportunidades para a indústria nacional, favorecendo o aumento dos embarques.
Sobre a queda das compras norte-americanas e o aumento expressivo das exportações para a Europa, Perosa destaca que esse movimento reflete dinâmicas naturais do mercado: “Os Estados Unidos tiveram um maior estoque de carne interna neste início de ano, o que naturalmente reduziu sua demanda por importação. Além disso, o comportamento de consumo global está sempre sujeito às condições econômicas e às estratégias comerciais de cada país. No caso da União Europeia, observamos um aumento das compras devido à reposição de estoques e à disponibilidade e competitividade do produto brasileiro”, afirmou o presidente da Abiec.
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
10.02.2025
Imprensa Abiec
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
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