A participação da carne bovina brasileira na Gulfood 2025, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe, foi marcada por resultados expressivos. O estande do Brazilian Beef, iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), contou com a presença de 23 empresas do setor e movimentou US$ 54 milhões em negócios fechados entre os dias 17 e 21 de fevereiro, no Dubai World Trade Centre. As perspectivas para os próximos 12 meses indicam um volume adicional de US$ 574 milhões em negociações futuras.
Durante os cinco dias de evento, 150 mil visitantes passaram pela feira. Com uma área de 460 metros quadrados, o estande do Brazilian Beef apresentou os principais diferenciais do setor, como qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade, elementos fundamentais para manter a confiança dos consumidores globais. De acordo com a Abiec, cerca de quatro mil novos negócios foram fechados no evento, reforçando a relevância da feira para a promoção do produto nacional no mercado global.
“A Gulfood foi um evento estratégico para o setor de carne bovina brasileira para consolidar nossa presença no Oriente Médio e ampliar nosso alcance para mercados da Ásia, Sudeste Asiático e Europa. Há 20 anos, a Abiec participa desta feira, que já acumula três décadas de história. Nossa presença reafirmou o compromisso do Brasil com a oferta de um produto de alta qualidade, sustentável e em conformidade com os mais rigorosos padrões internacionais”, afirmou Roberto Perosa, presidente da Abiec.
Ele também ressaltou a relevância da parceria com a ApexBrasil ao longo dessas duas décadas de participação. “Essa colaboração tem sido essencial para fortalecer a imagem da proteína bovina brasileira no exterior, permitindo um diálogo contínuo sobre tendências globais e oportunidades de comercialização”, destacou. O mercado muçulmano responde por cerca de 18% das exportações brasileiras de carne bovina, totalizando 532 mil toneladas em 2023 e gerando receita de aproximadamente US$ 2,2 bilhões.
Para Laudemir André Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil, a presença na feira reforçou a excelência da pecuária brasileira. “O Brasil não apenas lidera a produção e exportação de carne bovina, mas se destaca pela qualidade superior de sua carne – sustentável, com alto padrão sanitário e garantia de rastreabilidade. Nossa participação fortalece essa reputação e reafirma o compromisso do país com a segurança alimentar global. Essa conquista é resultado do esforço conjunto entre entidades e empresas do setor, que trabalham continuamente para expandir nossa presença internacional”, concluiu.
Além dos negócios, a participação brasileira se destacou pela experiência gastronômica oferecida aos visitantes. O tradicional churrasco brasileiro foi um dos grandes atrativos, acompanhado por pratos icônicos da culinária árabe, como kafta e esfiha, preparados por um chef local com carne bovina halal oriunda do Brasil.
O estande do Brazilian Beef contou com a participação das empresas Agra, Astra, Barra Mansa, Beauvallet, Better Beef, Boibras, Comesul, Cooperfrigu, Frialto, Frigol, Frigosul, Frisa, Frigon, Iguatemi, Masterboi, Mercurio, Naturafrig, Plena, Prima Foods, Supremo, Rio Maria, Zanchetta, Minerva, Boi Brasil, JBS e Marfrig.
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e Abiec, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
21.02.2025
Imprensa Abiec
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 9 8881-8064