Brasil registra alta nas exportações de carne bovina em fevereiro

As exportações de carne bovina pelo Brasil chegaram a 219 mil toneladas no mês de fevereiro de 2025, com faturamento de US$ 1,04 bilhão. No histórico das exportações brasileiras, este foi o melhor resultado já registrado para o mês de fevereiro. Comparado ao mesmo mês de 2024, os embarques aumentaram 7,5% em volume e 16,5% em faturamento.

No acumulado do ano, o Brasil já exportou 428 mil toneladas, um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2024, com faturamento de US$ 2,045 bilhões, um avanço de 13,9%. O aumento no faturamento reflete um preço médio mais alto, com crescimento de 8,8%.

A China se manteve como principal destino da carne bovina brasileira, com 94.448 toneladas embarcadas e um faturamento de US$ 450,38 milhões em fevereiro. Os preços médios para o mercado chinês registraram queda de 2,1% na comparação com janeiro, influenciados pela menor demanda do consumidor e preços mais baixos no atacado.

Já os Estados Unidos foram o segundo maior comprador no mês, importando 26.936 toneladas, um aumento expressivo de 42% sobre janeiro. O faturamento com as exportações para o mercado norte-americano totalizou US$ 147,3 milhões, um crescimento de 38,2% no mesmo período.

Outro destaque foi o México, que ficou em sétimo lugar entre os maiores compradores da carne bovina do Brasil, com 4.421 toneladas importadas em fevereiro, um avanço de 41% em relação a janeiro.

Para o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Roberto Perosa, os resultados refletem o esforço do setor para manter o crescimento e consolidar a presença da carne bovina brasileira no mercado internacional.

“Seguimos ampliando a diversificação das exportações, garantindo um crescimento sustentável para o setor, sem descuidar do abastecimento interno. As vendas externas representam cerca de 30% da produção nacional e complementam o mercado interno, permitindo que a indústria aproveite melhor cada corte, ajustando o mix de produtos e atendendo às demandas específicas de mais de 150 mercados. Esse trabalho estratégico fortalece ainda mais a competitividade do Brasil no mercado internacional e abre novas oportunidades para a carne brasileira no mundo”, destacou Perosa, presidente da Abiec.

Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e foram divulgados na sexta-feira (07).

Sobre a Abiec – www.abiec.com.br

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Sobre o Brazilian Beef

Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e Abiec, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

10.03.2025
Imprensa Abiec
Bruno Guzzo – Gerente de Comunicação

Compartilhe

Últimas notícias

Откройте мир азартных игр на плей фортуна. Простая регистрация, бонусы для новых игроков и удобный вход через зеркало делают ваше времяпрепровождение незабываемым.