ABIEC conclui primeira edição do Meat School em Português com imersão técnica nos Estados Unidos

A primeira edição do Meat School em Português, iniciativa inédita da Associação Brasileiras das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) em parceria com a Texas Tech University, chegou ao fim após uma semana intensa de atividades, entre os dias 7 e 11 de abril, na cidade de Lubbock, no Texas. A programação reuniu 28 participantes, incluindo representantes de empresas associadas, produtores rurais e instituições de ensino, para uma imersão completa em práticas e tecnologias ligadas à produção de carne bovina nos Estados Unidos.

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos técnicos de ponta, com aulas sobre produção e manejo de bovinos, coleta e classificação de carcaças, cortes de carne, tendências de mercado, segurança dos alimentos e aspectos de qualidade sensorial e funcional da carne. A programação incluiu ainda visitas a confinamentos, laboratórios de análise e plantas frigoríficas comerciais, além de atividades práticas nos laboratórios da própria universidade e interações com especialistas como os professores Marcos Sanchez-Plata, Nelson Huerta e Jhones Sarturi, entre outros.

“A ABIEC, junto com a Texas Tech, trouxe os associados e os parceiros da nossa indústria para o Meat School pra que a gente tivesse uma reciclagem, pudesse comparar nossos sistemas de produção e aprender com o modelo dos Estados Unidos. Voltamos ao Brasil com mais informação, mais tecnologia e novas ideias para compartilhar com o setor”, afirmou Cinthia Torres, diretora técnica da ABIEC, Ela esteve presente em Lubbock representando a associação, acompanhada da analista técnica Roberta Doriguello.

A criação do curso em português nasceu de uma demanda da própria associação, que trabalhou junto à universidade para adaptar o conteúdo ao público brasileiro. A iniciativa reforça o compromisso da ABIEC em promover capacitação técnica e atualização contínua para seus associados, valorizando a excelência e a competitividade da carne bovina brasileira nos mercados globais.

“O Meat School foi mais uma ação concreta da ABIEC para fortalecer o conhecimento técnico dos nossos associados e ampliar o diálogo com instituições internacionais de excelência. Esse tipo de troca é fundamental para mantermos o Brasil na liderança mundial da produção e exportação de carne bovina de qualidade”, destacou Roberto Perosa, presidente da ABIEC.

A Associação já estuda a possibilidade de novas edições do programa, com o objetivo de expandir a participação do setor e consolidar a formação como uma referência para a indústria da carne bovina brasileira.