Mostra que completa 30 anos na edição 2025 será realizada em Dubai
Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, o público da Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe, poderá conhecer mais sobre a indústria da carne bovina brasileira, no estande do projeto Brazilian Beef, iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A mostra será realizada no Dubai World Trader Centre, em Dubai, onde mais de 150 mil visitantes, de 120 países, são previstos, e mais de 5 mil expositores estarão presentes.
Com área total de 460 metros quadrados, o estande do Brazilian Beef na Gulfood levará informações sobre os números do setor, além de atributos do produto brasileiro, como qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade. Para chamar ainda mais atenção e despertar o apetite dos visitantes da feira, além do tradicional churrasco, acompanhado de pratos emblemáticos do agro nacional, um chef local foi convidado para preparar comidas típicas do Mundo Árabe, como kafta e esfiha, feitas com carne bovina oriunda do Brasil. Tudo halal, como convém ao país anfitrião e a boa parte dos expositores.
O Brasil é um dos maiores provedores de carne halal do mundo. Segundo a Abiec, trata-se de um mercado muito dinâmico, dentre as exportações brasileiras de carne bovina. No ano passado, os países de maioria muçulmana compraram cerca de 18% do total das exportações brasileiras do produto, o que representou um volume de 532 mil toneladas, com receita gerada de cerca de US$ 2,2 bilhões. Os Emirados Árabes Unidos lideraram o ranking de destino, com 132 mil toneladas, 72% mais do que o importado no ano anterior.
Para o presidente da Abiec, Roberto Perosa, a Gulfood aproxima as empresas nacionais deste segmento representativo, que terá grande peso no evento. “Mais do que um nicho geograficamente restrito, o segmento halal está espalhado para além do Mundo Árabe. O Brasil se destaca na liderança do fornecimento, garantindo conformidade com rigorosos padrões islâmicos”, explica Perosa.
No estande do Brazilian Beef, também estarão presentes as empresas Agra, Astra, Barra Mansa, Beauvallet, Better Beef, Boibras, Comesul, Cooperfrigu, Frialto, Frigol, Frigosul, Frisa, Frigon, Iguatemi, Masterboi, Mercurio, Naturafrig, Plena, Prima Foods, Supremo, Rio Maria, Zanchetta, Minerva, Boi Brasil, JBS e Marfrig.
Sobre a Abiec – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e Abiec, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
13.02.2025
Imprensa Abiec
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 9 8881-8064